Eu, Marcelino Silva Santos, cidadão caboverdiano, nascido no Curral Velho, no dia 2 de junho de 1954,no conselho da Boa Vista, técnico em electrónica geral e telecomunicações de aeronáutica civil internacional ,residente em Buenos Aires, República de Argentina, venho muito respeitosamente solicitar a V. Excias. Se digne aceitar a proposta de atribuição do nome de COMANDANTE (Emiliano Silva), artista e humorista muito lembrado no seio das pessoas da Boa Vista, a futura CASA DA CULTURA E ARTE da Boa Vista.
Motiva o meu pedido,na minha forma humilde de reconhecer, o facto do grande artista,, nha Comandant( Emiliano Silva)e, ter dado grande contributo à arte de Boa Vista, de ter prestado um grande serviço à culturada da ilha e de cabo verde.
Devemos lembrar que ele confeccionou muitas peças de arte como sendo: joias ,caixas de joias em cascos de tartaruga,aneis, etc. Fornecia esses artigos de arte ao Palácio de Governo que o falecido Presidente da Répública Aristides Pereira levava para oferecer aos governantes de outros países que visitava em missão de pedido de apoio a Cabo Verde.
Tambem foi um dos primeiros técnicos de electrónica que reparou rádios,giradiscos, relógios de todo tipo,reparou e fez farramentas, inspirou e ensinou novos artistas ,reparou os primeiros televisores da ilha,reciclou e fez reciclar,foi o primeiro telegrafista da Boa Vista que desmpenhou as funçoes na nossa ilha.
Excelências, tendo em conta que, hoje os boavistenses naturais da ilha são uma minoria, considero que é necessário valorizar o nome dos artistas locais e preservar a cultura boavistense. É nesse sentido que faço essa proposta de atribuição do nome a este ilustre e merecedor filho da Boa Vista Nha Comandante (Emiliano Silva) à CASA DA CULTURA DA BOA VISTA.
Esperando uma resposta positiva vai um cordial abraço cabrer desde BUENOS AIRES REPUBLICA ARGENTINA
MARCELINO SILVA SANTOS