sábado, 21 de dezembro de 2013

GALA 7MNCV

Monte Cara, Vulcão do Fogo e Deserto de Viana fazem parte das 7 Maravilhas de Cabo Verde

21 de Dezembro de 2013, 10:32

A Gala das 7 Maravilhas Naturais de Cabo Verde desmistificou muitas expectativas esta sexta-feira, 20, na Assembleia Nacional, na cidade da Praia. As grandes vencedoras da noite foram:
 

- Monte Cara, em São Vicente na 1ª categoria de Montanhas, serras e falésias;
- Vulcão do Fogo, na ilha do Fogo, na 2ª categoria de Acidentes naturais de cariz vulcânico;
- Carbeirinho, em São Nicolau, na 3ª categoria de Ilhéus, rochas, pedestais, rochedos e grutas monumentais;
- As Salinas de Pedra de Lume, na ilha do Sal na 4ª categoria de Baías, enseadas, angras e zonas húmidas de qualquer amplitude;
- Praia de Santa Maria na 5ª categoria de Praias costeiras de areia, branca ou negra;
- Deserto de Viana, na Boavista na 6ª categoria de Dunas e corredores dunares;
- Parque Natural de Monte Gordo, em São Nicolau, na 7ª categoria de Paisagens ou áreas de interesse científico.
Mas a noite apresentada pela dupla Rosana Almeida e Marco Rocha não se destinou apenas a identificar as riquezas naturais do arquipélago. Foram premiadas algumas das escolas que estiveram envolvidas no processo de selecção das 7 Maravilhas, através de um concurso. Ao palco sugiram várias vozes enquanto eram anunciadas as 57 áreas candidatas.
A artista de Santo Antão, Joceline Medina foi a primeira. Solange Cesarovna, de São Vicente, cantou "Noite de Mindelo" e pediu um aplauso em homenagem a b.leza, o compositor da morna.
O mestre do violino Manuel Adrião também encantou o público com uma morna. Sandy Fortes, Djadsal, trouxe à gala "Doce Guerra" de Antero Simas.
A morna de "Bubista" veio pela voz de Bonifácio, logo seguido de "Notícia triste" de Daisy da ilha do Maio.
De Santiago, o funaná esteve representado por Belo Freire, acompanhado do ferrinho e do acordeón.
Mas a maior surpresa veio do Fogo, Michel Montron e Neuza foram recebidos por uma multidão em aplausos e o tema "Trabessado" acompanhado pelo público.
A representação musical da Brava ficou a cargo da banda local, sem ter sido esquecida a diáspora cabo-verdiana pela voz de Maguy Martins com "Terra Longe", outra morna de b.leza.
Para finalizar a noite, todos os artistas que actuaram voltam ao palco e cantaram juntos o hino das 7 Maravilhas de Cabo Verde.
A partir de agora, a descrição das 7 Maravilhas de Cabo Verde deverá ser detalhada em livro, para que possam ficar identificadas. O próximo passo é a aposta na sua divulgação e preservação. Rosana Almeida fechou a noite com uma questão: “O que será feito para promover e preservar estas maravilhas eleitas hoje?”
A deputada Eunice Silva, a responsável pela entidade organizadora, a Rede de Parlamentares para o Ambiente, Luta contra a Desertificação e a Pobreza, disse à imprensa que a nova etapa vai consistir em estabelecer parcerias para que o projecto possa prosseguir.
A gala foi transmitida em directo na TCV e na RCV. O júri, representado por membros de cada ilha, teve um peso de 75% na votação final, a comissão técnica de 15% e o público de 10% através de mensagens de SMS e do site online das 7 Maravilhas.
@Susana Duarte

 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

"O Gatinho Medroso"


A Escola Básica 13 de Janeiro, Palmarejo, Praia acolheu no dia 18 de Dezembro do corrente ano, a cerimónia de lançamento/apresentação do Livro Infantil “O Gatinho Medroso”, do autor João Lopes Filho, com a presença de cerca de 75 alunos do 1º ao 3º anos de escolaridade e os respectivos professores que também colaboraram e participaram nas actividades.

Durante o acto de apresentação deste livro, feita pela professora Sandra Évora, foram realizadas algumas actividades, envolve...ndo alunos e professores nomeadamente, apresentação do autor, narração da história, desenho e pintura de imagens relacionados com a temática do livro.

Segundo a apresentadora, “o resultado foi surpreendente, uma vez que despertou a imaginação e criatividade das crianças que puderam apresentar vários cenários possíveis para o desfecho da história e, ainda, se divertiram.

Refira-se que o autor perspectiva fazer a apresentação desse livro em outras escolas do ensino básico do país, a partir do mês de Janeiro de 2014.
 
MED- FB

sábado, 14 de dezembro de 2013

LANSAMENTU DI LIVRU DI ACS


Lansamentu di livru “ DILEMAS DE PODER NA HISTÓRIA DE CABO VERDE” di ANTÓNIO CORREIA E SILVA, onti, dia 13 di dizenbru di 2013, pa 18h45, na Salon Nobri di Kanbra Munisipal di Djadsal, na sidadi di Saprgu.

Aprezentason foi fetu pa Ildo Rocha i Démis Lobo. Antero Simas, irmon  mas bedju, reprenzenta otor di obra , ki pa motivu justifikadu , ke pud sta fizikamentu prezenti.

Komu ten sidu abitu, Festa di Lansamentu, abri ku muzika, abrilhantadu pa joven gitarista na fotu .

Pa fitxa festa, organizason oferesi un lanxu pa gentis ( 35 almas ) ki digna parsi na atu. Sugundu un spertu n` andansa fala , na Sal, numeru di spetadoris ta dipendi di familiaris rezidenti.

Ku 1500$ bo ten un prenda d natal.