domingo, 20 de novembro de 2011

PR-JCAF

Acabo de ter reuniāo com a Presidente, brasileira, Dilma Rousseff. Encontro muito cordial, diria até afectuoso, mas sobretudo útil. A Presidente do Brasil visitará Cabo Verde, a meu convite, no início do próximo ano. Momento para aprofundar relações de coperação e potenciar dossiers em curso ou pendentes.
Entretanto, discursei no Encontro Iberoamericano de Alto Nível em comemoração do Ano Internacional dos Afrodescendentes, de manhā.
Tive igualmente encontros com o PR do Uruguai, o PR da Guinė Conakry, o Vice PR da Colombia e o Governador da Baía .
Antes de regressar desta visita de 24 horas ao Brasil, receberei empresáRios da Baía.

domingo, 13 de novembro de 2011

Prémio Mo Ibrahim

“Esta iniciativa mostra paixão sincera por causas africanas”, diz Pedro Pires 13 Novembro 2011

Foi com um discurso positivo e cheio de confiança de recriar África, mas sem esquecer as mazelas e as dependências que o antigo Presidente, Pedro Pires, apresentou em Tunis na cerimónia em que recebeu o prémio Mo Ibrahim. E Cabo Verde “cresceu” ainda mais quando Mayra Andrade cantou para as lideranças africanas, onde se destacavam os presidentes da Fundação Mo Ibrahim e da União Africana.

Foi uma cerimónia bem ao estilo africano, com muita descontracção e os convidados a cantarem e dançarem durante as actuações dos artistas Angelique Kidjo e Youssou Ndour, que antecederam o discurso de Pedro Pires. Antes, houve ainda tempo para passar um filme sobre Cabo Verde, com entrevistas a jovens e mulheres, que se mostraram optimista em relação ao futuro do arquipélago.
As potencialidades destas dez ilhas sem recursos naturais, o pensamento de Amilcar Cabral, o percurso, os projectos, a qualidade de vida, as perspectivas para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), o PIB. Nada foi esquecido por Salim Ahmed Salim, presidente da Comissão do Prémio, que realçou ainda o facto de boa parte destas conquistas terem sido conseguidas enquanto Pires esteve no poder. Mesmo assim, disse, ele continuou humilde.
Já PP começou por agradecer a todos, inclusive ao governo de Cabo Verde e ao patrono prémio, com respeito e simpatia. “Este é um prémio que interpela as elites africanas. Agradeço por isso a minha esposa e filhas aqui presentes, ao governo de Cabo Verde e a todos que me apoiaram e à Comissão do Prémio, que enalteceu o percurso do meu país, que partiu de baixo para passo a passo, com esforço, atingir o estágio actual. É o ideal e o combate de visionários que se reconhece aqui”.
Para o antigo Presidente, a iniciativa mostra uma paixão sincera pelas causas africanas. Traduz também a confiança dos africanos em recriar o continente, que precisa de mais prosperidade, liberdade e responsabilidade nas escolhas em modos democráticos e progressistas. “É tempo de aumentar a nossa auto-estima e de valorizar o nosso percurso, o que conseguimos ou não e vencer de vez os estágios de afro-pessimismo e assumir a nossa história, com sucessos e insucessos”.
Nesta cerimónia de entrega do prémio Mo Ibrahim também se evocou a Nobel da Paz de 2004, Wangari Mathaai (falecida) e a Primavera Árabe e os seus martires, falou-se de Leymah Gbowee, Tawakkul Karman e Ellen Johnson Sirleaf, distinguidas com o Nobel da Paz 2011 pela sua luta pelos direitos cívicos, e ainda de muitos outros africanos que servem de exemplo desta nova África positiva, que cresce e desenvolve.
 In ASonline

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Pedro Pires nomeado

para personalidade do ano em África 05 Novembro 2011

05 Novembro 2011

O ex-Presidente da Republica, Pedro Pires, está entre os cinco nomeados pela revista Forbes para personalidade africana do ano de 2011. Este prémio distingue o “indivíduo que, para o melhor ou para o pior, teve influência sobre os acontecimentos de 2011”.

Pedro Pires, 77 anos, concorre ao galardão com quatro nomes de peso em África. São eles o empresário nigeriano Aliko Dangote, uma das pessoas mais ricas do continente, fundador e presidente da Dangote Group, o maior fabricante de cimento do continente; Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria e que este ano partilhou o prémio Nobel da Paz com mais duas mulheres pela sua luta pela paz e segurança dos direitos das mulheres; Sanusi Lamido Sanusi, governador do Banco Central da Nigéria, e que foi nomeado Governador do Banco Central do Ano na África subsaariana pela revista de negócios, Mercados Emergentes pelo segundo ano consecutivo; e a professora Wangari Maathai, activista queniana nos assuntos ambientais e políticos.
Maathai foi a primeira mulher africana a receber o prémio Nobel da Paz, em 2004, e foi ainda fundadora do “Movimento Cinturão Verde”. Morreu no dia 25 de Setembro, aos 71 anos, vítima de cancro do ovário.
Caso seja eleito Personalidade Africana do ano 2011, Pedro Pires vai juntar este galardão ao prémio Mo Ibrahim, no valor de cinco milhões de dólares, de que foi vencedor pela excelência na liderança africana. Poderá votar para eleger Pedro Pires no site http://forbesafrica.com/personoftheyear/. A votação online vale apenas 25% dos critérios.
ASEMANA

PAICV E AUTÁRTICAS

PAICV negoceia candidatura autárquica para Tarrafal de S.Nicolau 08 Novembro 2011

O deputado Manuel Fernandes já fez saber, através de uma carta remetida às estruturas nacional e regional do PAICV, que pretende constituir uma equipa para concorrer à Câmara do Tarrafal de S.Nicolau nas municipais de 2012. O assunto será analisado nesta terça-feira, 8, num encontro entre Fernandes e o edil local António Soares, a ser mediado por Américo Nascimento, presidente da Comissão Política Regional

O objectivo é ter um projecto único para aquela autarquia das terras do Chiquinho, já que todas as partes estão abertas ao dialogo e entendimento. O assunto será retomado em assembleias de militantes, que estão previstas para acontecer nos próximos dias nos concelhos da Ribeira Brava e do Tarrafal.
É que, segundo fundamenta a missiva a que este jornal teve acesso, diante dos resultados conseguidos durante as presidenciais deste ano, o PAICV deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau se mantenha sob a sua liderança. Uma perspectiva que, no entender de Fernandes, implica uma escolha criteriosa da pessoa ou personalidade que deve liderar a lista para as próximas eleições autárquicas, devendo o escolhido ser um candidato consensual.
«Considerando que uma gestão municipal mais equilibrada e participada servirá para ultrapassar muitos obstáculos ao desenvolvimento do nosso Município, venho, através desta, manifestar a minha total disponibilidade para, em concertação com as estruturas local, regional e nacional do partido, trabalhar para constituir uma lista que possa alcançar o objectivo pretendido, que é o de manter na esfera do PAICV a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau», lê-se na carta do deputado.
O parlamentar fez questão de reiterar a sua «disponibilidade para diálogo e concertações que se mostrarem necessárias em função da disponibilidade que agora manifesta e que resultou de incentivos recebidos de militantes e amigos do PAICV, bem como de vários segmentos da população do Tarrafal e de São Nicolau». Resta esperar os resultados a sair do encontro negocial que acontece nesta terça-feira, sob a mediação de Américo Nascimento, presidente da CPR e da Câmara Municipal da Ribeira Brava.
ADP

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Person of the year

2
ABN Publishing proudly presents the Forbes Africa, Person of the Year Awards 2011 for, “the individual who, for better or worse, has had the most influence on events of the year gone by”.
Over the past year, the Forbes Africa editorial team has built the initial long-list. Our senior editors & research team have narrowed it down to the top 5. Now it’s your turn to tell us who you think should be this year’s Forbes Africa Person of the year!
Voting has now closed. Results will be announced on the 30th of November.

3





1




4

5