para personalidade do ano em África 05 Novembro 2011
05 Novembro 2011
05 Novembro 2011
O ex-Presidente da Republica, Pedro Pires, está entre os cinco nomeados pela revista Forbes para personalidade africana do ano de 2011. Este prémio distingue o “indivíduo que, para o melhor ou para o pior, teve influência sobre os acontecimentos de 2011”.
Pedro Pires, 77 anos, concorre ao galardão com quatro nomes de peso em África. São eles o empresário nigeriano Aliko Dangote, uma das pessoas mais ricas do continente, fundador e presidente da Dangote Group, o maior fabricante de cimento do continente; Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria e que este ano partilhou o prémio Nobel da Paz com mais duas mulheres pela sua luta pela paz e segurança dos direitos das mulheres; Sanusi Lamido Sanusi, governador do Banco Central da Nigéria, e que foi nomeado Governador do Banco Central do Ano na África subsaariana pela revista de negócios, Mercados Emergentes pelo segundo ano consecutivo; e a professora Wangari Maathai, activista queniana nos assuntos ambientais e políticos.
Maathai foi a primeira mulher africana a receber o prémio Nobel da Paz, em 2004, e foi ainda fundadora do “Movimento Cinturão Verde”. Morreu no dia 25 de Setembro, aos 71 anos, vítima de cancro do ovário.
Caso seja eleito Personalidade Africana do ano 2011, Pedro Pires vai juntar este galardão ao prémio Mo Ibrahim, no valor de cinco milhões de dólares, de que foi vencedor pela excelência na liderança africana. Poderá votar para eleger Pedro Pires no site http://forbesafrica.com/personoftheyear/. A votação online vale apenas 25% dos critérios.
ASEMANA
Sem comentários:
Enviar um comentário